Por que é tão difícil, e não duradouro manter-se feliz? A forma como a Felicidade está ofuscada em uma sociedade tão imediatista, faz desconhecer que, para ser feliz, é tão simples e está mais acessível que imaginamos. Nesta edição, você poderá conferir abordagens que podem trazer uma luz a essa tão almejada busca. Boa Leitura a todos! E até o próximo mês. (Capa: Rosa Reis - Influenciadora e Conselheira)
Ilgner Bruno - Advogado - [ Instagram ]
Meirielle Patrícia - Nutricionista
Emagrecimento e Muito + [ Instagram ]
Como ser feliz mesmo com as diferenças | Extraído: da Revista Comunhão
Maxliane Alves - Psicanalista - [ Instag. ]
várias gerações | Rute Salviano, Historiadora e Escritora: Pg.12
Artigo Temático: O segredo da Felicidade, com Erasmo Vieira - Psicólogo (Extraido da Revista Comunhão) .......................... Pg.31
Variedades: Pg.01 | Tema da Capa: Pg.07 | Lar & Família: Pg.11
Ponto de Reflexão:Pg.18 | Desafio de Palavras Cruzadas: Pg.36
ARevista WEB Flip News veicula citações de conteúdos disponibilizados na Internet, possibilitando ao leitor, o livre exercício democrático da crítica e assimilação visando estudos. Esta Revista também, possui a função social de conscientização ao NÃO Suicídio. O conteúdo desta Revista é apenas para fins informativos. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos. Recomenda-se avaliar as fontes quanto: a autenticidade e veracidade antes de se tomar qualquer decisão quanto a possíveis assimilação por parte do leitor. Esta Revista NÃO tem fins lucrativos. Cabendo sua finalidade e razão social, supracitada.
Admin.e Edição: Min. Fé pra Viver - Maxliane Alves.
[ www.fepraviver.org ]
[ www.radiofepraviver.org ]
[ msg.fepraviver.org ]
[ www.revistaflip.news ]
Demais Imagens: www.favpng.com | gifer.com | fontmeme.com
WWW . FEPRAVIVER . ORG
Variedades - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.01
Como lidar com geração que busca apenas bem-estar imediato?
““Essa geração de jovens está sendo educada para não sofrer. Isso porque os pais tentam a todo custo evitar que os filhos passem pelo sofrimento. No entanto, a felicidade não gera aprendizado, mas o sofrimento, sim”, analisa a terapeuta Renata Soares, que faz parte do Instituto Casa. ...”
Ilgner Bruno - Advogadonº11 - Ago/2024 - Pg.02
Escritório de Advocacia
A legislação brasileira não define precisamente critérios objetivos para a configuração de união estável de um casal. Entretanto, ao analisar o art. 1.723 do Código Civil é possível entender que trata-se da união entre duas pessoas, sem vínculo matrimonial (casamento), mas que convivem como se casados fossem, inclusive perante a família e terceiros.
Assim, não é necessário a existência de documentos para se caracterizar a união estável, um casal de namorados que se comporte com o intuito de constituir família, tendo uma relação pública, contínua e duradoura pode configurar união estável. ...
Ilgner Bruno - Advogadonº11 - Ago/2024 - Pg.03
Importante destacar que, de acordo com o art. 1.725 do Código Civil, a configuração da união estável se assemelha a um casamento com regime de comunhão parcial de bens.
Variedades - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.04
Como satisfação com pequenas coisas pode trazer bem-estar profundo.
“Procure alegria nas pequenas coisas. Este conselho popular existe há muito tempo. Mas existe realmente algum benefício nesta prática? Segundo a ciência, há, sim, algum benefício em saborear momentos fugazes de alegria – também conhecidos ...”
Variedades - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.05
Os riscos à saúde de usar extensões de cílios.
“Um estudo indica que mais de 60% das mulheres relataram a ocorrência de ceratoconjuntivite, uma condição ocular que inclui a inflamação da córnea e da conjuntiva ao mesmo tempo, depois que o adesivo dos cílios atingiu os olhos. E o mesmo estudo indicou que 40% das mulheres ...”
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.07
A paz do contentamento.
“Quanto é necessário para se sentir pleno, realizado? O que precisamos para vivermos contentes? Por que vivemos num estado crônico de descontentamento? O casamento nunca é bom o suficiente, o salário está sempre aquém das nossas necessidades, o corpo sempre tem uns quilinhos a mais, e por aí vai. Porém, a pergunta que sempre fazemos e que não temos resposta é: ...”
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.08
A ciência da felicidade
“Segundo cientistas e pensadores, felicidade é algo que não se acha, mas se constrói. E isso pode ser mais fácil do que parece — e faz um bem imenso à saúde. Definir o que é felicidade é daquelas missões quase impossíveis. Para Antônio Houaiss (1915-1999), autor do dicionário que leva seu sobrenome, é o “estado de uma ...””
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.09
A receita de Jesus para a verdadeira felicidade.
“O homem é um ser obsecado pelo prazer. O hedonismo, a filosofia que ensina que o prazer é o fim último do ser humano parece reger a humanidade. A grande questão é onde está esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversão? Nas viagens psicodélicas? ...”
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.10
Felicidade: O que diz a Psicanálise sobre isto?
“O que é ser feliz?
Seria realizar todos os desejos? Na psicanálise, segundo Freud, somos apresentados ao desejo no momento da amamentação, enquanto bebês. Depois desta experiência, buscamos repeti-la durante a vida e com o tempo, a criança na sua ...”
Lar & Família - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.11
Uma geração ansiosa, mimada e intolerante.
“Jonathan Haidt demonstra como a superproteção e o uso excessivo de dispositivos digitais estão criando uma geração mais vulnerável emocionalmente e menos preparada para os desafios da vida adulta. Haidt argumenta que a combinação de uma educação excessivamente protetora e a exposição constante às redes sociais ...”
Editora GodBooksnº11 - Ago/2024 - Pg.12
A história da França começou com a chegada de uma mulher. Clóvis, rei dos francos sálicos, casou-se com a princesa Clotilde, cuja beleza e sabedoria eram notórias e exaltadas. Clotilde nasceu em Lion e era filha de Quilperico 2º, rei da Borgonha.
Após a morte do pai, foi criada pelo tio Gondebaud, rei dos burgúndios. Como segunda esposa de Clóvis, tornou-se rainha. Clotilde foi educada na fé cristã por sua mãe, Carretena, considerada uma mulher extraordinária. Modelo de piedade e virtude. Clotilde teve um papel fundamental na conversão do marido a Cristo. ...
Editora GodBooksnº11 - Ago/2024 - Pg.13
A rainha sempre alertava Clóvis contra a idolatria, pois afirmava que os deuses que ele venerava eram incapazes de ajudarem a si mesmos, quanto mais a outros. Ela fazia questão de
lembrar sempre ao marido que eles eram somente ídolos de madeira, pedra ou metal e que só o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era o criador do céu, da terra e do mar.
Quando Clotilde teve um filho, quis batizá-lo, mas Clóvis não aceitou. Apesar da oposição do marido, aquela mãe zelosa o contrariou e batizou o recém-nascido. O menino morreu, ainda com as vestes do batismo, o que levou o pai, furioso, a culpar a mãe. Para ele, se a criança tivesse sido dedicada aos seus deuses, certamente teria vivido. Apesar de todo seu desconsolo, Clotilde não se deixou abater e agradeceu ao Deus verdadeiro por levar seu filho ainda com as vestes batismais.
Editora GodBooksnº11 - Ago/2024 - Pg.14
Para ela, isso seria garantia do cuidado divino. Com o tempo, o casal teve mais quatro filhos e todos sobreviveram. A rainha continuou insistindo que o esposo aceitasse a fé cristã e, quando a tribo germânica dos alamans (futuros alemães) atacaram os francos, a oportunidade surgiu.
O confronto entre os dois exércitos foi um massacre e Clóvis, temendo a derrota, invocou seus deuses, mas não recebeu qualquer socorro.
Diante disso, suplicou a Jesus Cristo, que Clotilde afirmava ser o Filho de Deus, com a promessa de que, se fosse vitorioso, se tornaria cristão. Os exércitos de Clóvis mataram o líder dos inimigos e venceram a batalha. Com isso, o rei converteu-se ao cristianismo, sendo batizado junto com três mil de seus soldados. ...
Editora GodBooksnº11 - Ago/2024 - Pg.15
Santifique seu marido.
Porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa, e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente. Se não fosse assim, os filhos de vocês seriam impuros; porém, agora, são santos. (1Coríntios 7:14) A história de Clotilde demonstra a importância de uma mulher cristã ao lado do marido. Graças à instrumentalidade dela nas mãos de Deus, Clóvis recebeu um reino pagão e deixou uma grande nação cristã.
A mulher cristã pode ter muita influência no lar, no trabalho, na igreja ou onde estiver. Com a fé firmada em Cristo e o coração aquecido pelo Espírito Santo, ela será sal da terra e luz do mundo. Querida esposa cristã, faça a sua parte. Seja aquela que Deus usará para a santificação de seu marido. Alegre-se no Senhor, clame a ele e aguarde, com paciência e perseverança, a sua resposta.
Meirielle Patrícia - Nutricionistanº11 - Ago/2024 - Pg.16
Nutricionista
Sal em excesso e suas consequências para o organismo - 1a Parte
Osódio desempenha funções fisiológicas importantes, dentre elas, a regulação dos níveis plasmáticos extracelulares e sanguíneos, cofatores metabólicos, reguladores de enzimas, manutenção da pressão osmótica, do equilíbrio hídrico e acidobásico dentre outras funções. (ROSA, MARTINS, DALA-PAULA, 2022). ...
Meirielle Patrícia - Nutricionistanº11 - Ago/2024 - Pg.17
Porém, o consumo excessivo de sal tem se tornando cada vez mais presente em meio a sociedade, tendo um impacto significativo sobre a saúde da população, com isso, cada vez mais os programas de saúde buscam meios de conscientizar tanto as empresas na redução do sódio nos alimentos, quanto as pessoas para redução do sal visando uma melhor qualidade de vida. (AGUIAR, BERNARDO, COSTA, 2021).
Este excesso representa riscos significativos para a saúde, e está associada, as
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como obesidade; hipertensão arterial ...
Ponto de Reflexãonº11 - Ago/2024 - Pg.18
Crédito: Revista Ultimato
Felicidade e fidelidade no Casamento.
Apesar da origem divina, da beleza e da bênção do casamento, ele não é um relacionamento fácil. Aliás, é muito difícil. As muitas separações e os muitos divórcios, bem como a tendência cada vez maior de uniões temporárias e informais, sem compromissos mútuos, o comprovam.
O casamento parece muito simples e muito fácil na fase de descoberta da pessoa amada. Parece muito fácil nas fases seguintes de aproximação progressiva (namoro, noivado e casamento), na lua-de-mel e nos primeiros anos de vida conjugal. O casamento é difícil por várias razões, especialmente por causa das diferenças entre os cônjuges. ...
Ponto de Reflexãonº11 - Ago/2024 - Pg.19
São duas pessoas de sexos diferentes — fisiologia diferente, sentimentos diferentes, momentos críticos diferentes, emoções diferentes. São duas pessoas de temperamentos diferentes — não há duas pessoas iguais nem entre aquelas que têm o mesmo pai e a mesma mãe, e a mesma educação. São duas pessoas de históricos diferentes — até mesmo quando são da mesma raça, da mesma religião, da mesma pátria, da mesma cultura e do mesmo nível socioeconômico.
Um cônjuge não pode submeter o outro. Nem o homem nem a mulher. Ambos precisam aprender a arte de conviver — “viver em comum com outrem em intimidade, em familiaridade” (Aurélio), viver com ou ao lado do cônjuge. Ninguém precisa ter medo de ler os deveres conjugais apontados por Paulo em Efésios 5:22-33. ...
Ponto de Reflexãonº11 - Ago/2024 - Pg.20
Nem as mulheres, nem os homens, nem os pastores, a não ser que a leitura seja machista (problema antigo) ou feminista (problema moderno). Paulo é muito equilibrado e combina a submissão feminina com o amor masculino, ou este com aquela. Gasta duas vezes mais palavras com o marido que com a esposa. E a referência para ambos é o casamento de Jesus Cristo com a Igreja.
Os ministros religiosos que celebram casamento precisam mudar o discurso de anos a fio. Temos enfatizado mais a fidelidade do que a realização pessoal dos cônjuges. É nosso dever dar a mesma importância à fidelidade e à felicidade, pois uma leva à outra e vice-versa. A felicidade conjugal torna quase impossível o adultério, e a fidelidade conjugal torna quase impossível a abertura de feridas de cura demorada e sofrida.
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.21
7 dicas para ter felicidade no trabalho de acordo com a ciência.
“Quer seja por causa de uma jornada muito longa, de tarefas cansativas ou apenas por causa da natureza repetitiva da rotina, o trabalho nem sempre é agradável. Muitas vezes ele é mais uma obrigação do que algo que queremos fazer. Mas as pessoas (no Reino Unido) passam em média 90 mil ...”
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.22
Por que para algumas pessoas é geneticamente mais difícil ser feliz?
“Geneticistas comportamentais usam uma técnica de estatística para estimar os componentes genéticos e ambientais baseados nos laços familiares - por isso o uso de gêmeos em seus estudos. Mas esses dados presumem que ambos gêmeos idênticos e fraternais vivenciam ...”
Tema da Capa - Flip News nº11 - Ago/2024 - Pg.23
Psicóloga afirma que felicidade é uma decisão diária.
“Felicidade tem tudo a ver com saúde, é uma das coisas mais desejadas pelas pessoas em todo o mundo. De acordo com a descrição do dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, felicidade é o estado de espírito de quem se encontra alegre ou satisfeito. Seu significado pode ser alegria, contentamento, ...”
Aprendendo com Elasnº11 - Ago/2024 - Pg.24
Quando consideramos que boa parte das demandas psicológicas, atualmente, é marcada pelos conflitos familiares oriundos das diferenças individuais. Isso tem ocorrido, em parte, porque estamos perdendo a habilidade de nos comunicar e, consequentemente, nos relacionar pessoalmente.
Creio que a digitalização das relações, devido ao uso desenfreado das redes sociais, vem prejudicando a natural capacidade humana de se adaptar aos diferentes contextos e relacionamentos. O principal desses contextos é o da familia. ...
Aprendendo com Elasnº11 - Ago/2024 - Pg.25
Atualmente, por causa das constantes transformações tecnológicas e culturais, somadas ao fácil acesso às informações, os membros da casa estão mais distantes. São filhos que pouco conversam com os pais e até cônjuges que mal se olham, embora durmam na mesma cama. O que dizer, então, quando além dos pais e filhos, também moram no mesmo lar outras pessoas, como avós, tios, genros, primos etc. Em alguns casos, a casa é como uma verdadeira república, tornando as diferenças entre os moradores ainda mais gritantes e problemáticas.
EMPATIA
Quando vivemos em um contexto de diferenças familiares, a primeira coisa que devemos exercitar é a empatia. Isto é, ter a capacidade de nos colocar no lugar do outro, buscando enxergar e sentir o mundo como ele. ...
Aprendendo com Elasnº11 - Ago/2024 - Pg.26
Em 1 Pedro 3:8, por exemplo, consta que devemos ser "todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis."
Ser empático equivale a ter o mesmo sentimento. Erra, portanto, quem exige que o outro seja igual no sentido de abdicar das suas próprias características. Isso não é empatia, mas desrespeito às diferenças individuais que naturalmente fazem parte da humanidade.
Muitos conflitos de convivência familiar decorrem da falta de respeito com relação às diferenças, e aqui não me refiro a atitudes erradas à luz do Evangelho, mas a características de personalidade que são individuais e, por isso, devem ser respeitadas e valorizadas. ...
Aprendendo com Elasnº11 - Ago/2024 - Pg.27
ACEITAÇÃO
Uma vez que entendemos as diferenças do outro como algo intrínseco à sua personalidade, o que devemos exercitar é a aceitação. Neste sentido, tomemos "aceitar" como comungar, o mesmo que participar e estar junto das pessoas da forma como são ou seja, em comunhão! Não por acaso, a passagem de 1 João 1:6-7 associa comunhão ao tipo de relação que mantemos com Deus. Se temos isso com Ele, consequentemente temos com o próximo, porque o primeiro a nos "aceitar", ainda como pecadores, foi o Senhor. A resposta do Evangelho para a comunhão humana é nos dar a capacidade de sentar à mesa com o diferente, e ali ter uma refeição. A Santa Ceia exemplifica isso, assim como a experiência da Igreja Primitiva registrada em Atos 2:42-47, e tudo isso envolve empatia e aceitação. ...
Aprendendo com Elasnº11 - Ago/2024 - Pg.28
CONCLUSÃO
Se você atravessa conflitos familiares devido às diferenças individuais, busque exercitar a empatia, tomando o exemplo de Cristo, que soube diferenciar dos pecados, as características positivas da personalidade.
Sentem-se à mesa, comam juntos, falem sobre os pontos positivos e ruins do dia, perdoem-se, assistam a um bom filme e façam devocional em família, orando uns pelos outros. Essas, sim, são as marcas que devem caracterizar a família.
(Marisa Lobo é psicóloga, especialista em Direitos Humanos e presidente do movimento Pró-Mulher)
www.psicmax.comnº11 - Ago/2024 - Pg.29
Psicanalista Clínico
Às vezes não usufluímos de algo pelo simples fato de desconhecermos sobre. O conhecimento é imperativo! É imprescindível entendermos como funciona, aquilo que tanto almejamos, pois senão, corremos o risco de desistir logo nos primeiros passos ou de não se sustentar por muito tempo quando recebemos. Tal situação se enquadra na difícil arte de mantermos em alta, a felicidade. A dificuldade em ser feliz pode estar relacionada a dois fatores primordiais. Primeiro, quando a felicidade é buscada por alguém que tem uma personalidade obsessiva compulsiva; essa pessoa nunca pode se dá como satisfeita quanto ao nível de felicidade atingida e fica numa frenética e desenfreada busca de algo inatingível. ...
www.psicmax.comnº11 - Ago/2024 - Pg.30
Segundo, e talvez o mais importante, é que tendemos a buscar nossa felicidade externamente. Ou seja, dependemos patologicamente e inconscientemente dos outros para sermos felizes. Sabemos que somos interdependentes e dependentes como coexistência com o próximo, mas não podemos viver em função do que os outros nos projetam, ou do "humor" desses. Esta é uma sabedoria a se buscar!
Há como buscar essa felicidade internamente, procurando o equilíbrio no falar, nas ações e reações; porque daí, desempenhamos o papel de autores de nossas próprias escolhas e decisões, independentemente com quem convivemos. A felicidade pessoal é possível, desde que esteja sob nosso controle. Os outros, não controlamos, mas podemos limitar o controle deles sobre nós.
Erasmo Vieira - Psicólogonº11 - Ago/2024 - Pg.31
Psicólogo
A primeira vez que pensei seriamente em ser feliz foi ao ver na TV alguns capítulos de uma novela antiga chamada "Em Busca da Felicidade". Pude "aprender" que a felicidade consiste em ter um amor estável, uma profissão rentável e uma posição respeitável. Durante um tempo fui enganado por mim mesmo. ...
Erasmo Vieira - Psicólogonº11 - Ago/2024 - Pg.32
Família, sexo, fortuna, fama e força podem trazer alguma satisfação, mas não a felicidade real. As reflexões sobre o tema ocorreram com o amadurecimento; a gratificante leitura de biografias e textos técnicos e, especialmente, a vivência cristã produzida pela leitura da Biblia. A pergunta central sempre foi: Por que tantos buscam a felicidade e não a encontram? Porque buscam de modo errado e no lugar errado.
Vou mostrar isso facilmente: Uma garotinha perguntou ao avô como ele se sentia. Ele disse que estava ótimo. Ela pergunta: "Então por que você não diz isso para o seu rosto?" Procurar felicidade do lado de fora, dependendo de pessoas ou circunstâncias, é perder tempo. Porque a felicidade ocorre de dentro para fora. Isso faz a diferença entre "estar" feliz e "ser" feliz. ...
Erasmo Vieira - Psicólogonº11 - Ago/2024 - Pg.33
Os psicólogos Minirthe e Meyer dizem que a felicidade é uma questão de escolha e se transforma num estilo de vida. Mas é necessária uma busca diligente. Não acontece por acaso. Precisamos de bastante esforço. Na cidade de Honolulu existe uma Easy Street (Rua Fácil), e é curiosa. Você anda um quarteirão nela e logo vê uma placa dizendo "Dead End" (Rua Sem Saida).
As pessoas são felizes na medida em que escolhem ser. Assim, nosso poder de decisão é a chave. Comprometer a vida na busca do caminho correto. Amar a Deus, a si mesmo e aos outros. Podemos mudar o curso de nossas vidas por deixar de lado modelos anteriores falhos e doentios. Ao tempo em que escohemos trilhar comportamentos saudáveis, que são produzidos pela paz de espírito, que é o motor da felicidade. ...
Erasmo Vieira - Psicólogonº11 - Ago/2024 - Pg.34
É isso que nos faz controlar e dominar as circunstâncias, perdoar pessoas e refletir sempre o melhor, mesmo que a situação pareça grave. Porque a coisa mais importante em face do que lhe dizem ou do que lhe acontece é a sua reação.
A Biblia diz: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos" (Provérbios 4:23 - NTLH) e "Porque como imaginou na sua alma, assim é" (Provérbios 23:7a - ARC).
Aprendi com o tempo, que a felicidade consiste em não ficar lamentando pelas coisas ruins que aconteceram e agradecer pelos problemas resolvidos ou que ainda não bateram em nossa porta. Noutras palavras: contar as bênçãos em vez de contar as preocupações. ...
Erasmo Vieira - Psicólogonº11 - Ago/2024 - Pg.35
Felicidade está em nossos corações e não nas circunstâncias. Não vem pelo que temos ou fazemos (isso é alegria passageira), mas pelo que somos. Você nunca será feliz se não apreciar as coisas que já tem, em vez de se perturbar com as que não tem.
Uma pesquisa do Gallup, chamada "Os santos entre nós", mostrou que menos de 10% dos
americanos são cristãos comprometidos. Mostrou, também, que esse grupo é mais influente e muito mais feliz do que o restante da população.
A diferença: JESUS!
Ele disse: "Eu vim para que tenham uma vida verdadeira e eterna, uma vida melhor e mais rica que qualquer outra com que tenham sonhado". João 10:10
1) Alterar o estado de; converter, mudar. Alterar aspecto. | 1) Profissional que se especializou em psicoterapia. |
2) Declarados de maneira solene. Que foram promulgados. (Plural) | 3) Subida de cargo; ato de passar ocupar cargo mais alto. |
4) Que foi estimulado a se comportar; provocado. 2a let(C) | 5) Relatos ou informações sobre acontecimentos. (Plural) |
6) Sinônimo de: conscientes, cônscios, sabedores. (Plural) | 7) Lugar público onde se preparam e servem comidas. |
8) Dobrar; entortar; fazer ou sentir contrações. | 9) Diminuir o peso, tornar mais leve. Mitigar, abrandar, minorar. |
CRUZADAS
NÍVEL MÉDIO