
Um cavalo se domina com um cabresto preso em sua boca, um navio se domina com um pequeno leme, mas, e o homem? Quão difícil é encontrar alguém que se domine! Que tenha domínio próprio. É algo raro, mas não impossível de se buscar e praticar. Nesta edição, encontramos artigos que trazem um norte a este assunto tão importante nas inter-relações. Boa Leitura!
(Capa: Crédito imagem: 99mimimi - https://cdn.pixabay.com)

Ilgner Bruno - Advogado - [ Instagram ]

Artigo: Sua casa é um lar?
Por: Judith Kemp - Influenciadora

Maxliane Alves - Psicanalista - [ Instag. ]

Artigo: Domínio próprio
Por: Sebastião Arsênio - Influenciador
Mulheres Notáveis da História - Rute Salviano - Escritora ... Pg.13
Variedades: Pg.01 | Tema da Capa: Pg.06 | Lar & Família ..... Pg.26
Ponto de Reflexão:Pg.18 | Desafio de Palavras Cruzadas ... Pg.36
ARevista WEB Flip News veicula citações de conteúdos disponibilizados na Internet, possibilitando ao leitor, o livre exercício democrático da crítica e assimilação visando estudos. Esta Revista também, possui a função social de conscientização ao NÃO Suicídio. O conteúdo desta Revista é apenas para fins informativos. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos. Recomenda-se avaliar as fontes quanto: a autenticidade e veracidade antes de se tomar qualquer decisão quanto a possíveis assimilação por parte do leitor. Esta Revista NÃO tem fins lucrativos. Cabendo sua finalidade e razão social, supracitada.
Admin.e Edição: Min. Fé pra Viver - Maxliane Alves.

[ www.fepraviver.org ]

[ www.radiofepraviver.org ]

[ msg.fepraviver.org ]

[ www.revistaflip.news ]
Demais Imagens: www.favpng.com | gifer.com | fontmeme.com

WWW . FEPRAVIVER . ORG

Variedades - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.01

Como Diminuir a Vontade de Comer Doce
“É irresistível aquela vontade de comer doce que bate logo depois do almoço ou à tardinha. Você provavelmente a conhece, e também sabe que ela pode estar impedindo sua amizade com a balança. Embora seja normal às vezes ter vontade de comer doce, algo a mais pode estar por trás daquela vontade ...”
Variedades - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.02

Pensamentos não param? Veja como domar a mente agitada e ansiosa
“Ir à academia para treinar o corpo, eliminar peso, ganhar massa muscular e recuperar a resistência é possível, certo? O mesmo acontece com a mente: ela também pode ser treinada para se ter mais autocontrole, livrando-se de pensamentos agitados ansiosos ...”
Ilgner Bruno - AdvogadoFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.03
Escritório de Advocacia
Calúnia, difamação e injúria são considerados crimes contra a honra, previstos no Código Penal (CP). Calúnia é atribuir a alguém, pública e falsamente, a participação em algum crime. Exemplo: Dizer que alguém furtou o dinheiro do caixa, mesmo sabendo que não foi ele, ou que o dinheiro não foi furtado. Esse crime tem previsão de pena de detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa (Art. 138 do CP). Difamação é atribuir um fato negativo específico, que não seja crime, à alguém, de maneira pública para desestimular sua boa fama, atingindo sua reputação. Exemplo: Dizer para os demais colegas que determinado funcionário costuma trabalhar bêbado. Esse crime tem previsão de pena de detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa (Art. 139 do CP). ...

Ilgner Bruno - AdvogadoFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.04
Injúria é atribuir palavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa, atingindo sua honra e moral. O exemplo mais comum são os xingamentos. Esse crime tem previsão de pena de detenção, de 1 mês a 3 anos, e multa (Art. 140 do CP). A calúnia e a difamação são crimes contra a honra objetiva, ou seja, afetam a reputação do indivíduo diante à sociedade. Já a injúria atinge a honra subjetiva – em outros termos, o sentimento de respeito pessoal.



Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.06

Como lidar com suas emoções em vez de deixar que elas te controlem
“Parece que estamos todos caminhando com dificuldade, ocasionalmente encontrando uma solução acidental ou paliativa para nos ajudar a administrar nossas vidas emocionais", afirma Kross, que é pesquisador na Universidade de Michigan e diretor do Laboratório de Emoção e Autocontrole. ...”
Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.07

Pensamentos obsessivos: o que são, tipos e como se livrar deles
“Pensamentos obsessivos, que surgem na mente do nada e com frequência, são relativamente comuns, e causam bastante desconforto. Por isso, vamos agora entender o que são esses pensamentos obsessivos e o que eles podem significar, além de conhecer formas de lidar com o problema....”
Joyce Meyer - Escritoranº17 - Mar/2025 - Pg.08
ABíblia nos ensina a amar as pessoas, pois é isso que as atrairá para Jesus. Não são nossas muitas palavras e táticas de esperteza que as atraem para Jesus. Mas não é possível amar as pessoas quando ainda não permitimos que Deus nos ame.
Muitos de nós éramos imundos até que Jesus nos salvou. A nossa salvação não foi baseada nas nossas boas obras ou na nossa capacidade de fazer o bem. A salvação foi por um motivo só: Deus amou nos suficientemente, a ponto de entregar o Seu único Filho para que qualquer que crê nEle não viesse a perecer, mas pudesse ter a vida eterna. (João 3:16) ...


Joyce Meyer - Escritoranº17 - Mar/2025 - Pg.09
Graça também pode ser definida pela vontade e prontidão de Deus em aplicar a Sua aptidão e poder para suprir tudo de que você precisa nesta vida. Assim como Deus, pela Sua graça, lhe deu fé suficiente para ser salvo, Ele também, por causa do Seu amor por você, lhe dá a fé necessária para crer que Ele é O que o cura. Ele lhe dá a fé para crer que Ele é quem provê para você.
Se a fé que Ele colocou em você foi bastante para que fosse salvo de todos os seus pecados, a mesma fé está dentro de você para alcançar, por meio dela, tudo de que precisar nesta vida. Se você crer que Deus o ama e realmente começar a compreender o que isso significa, então confiará implicitamente nEle. Terá a convicção da verdade contida na Sua Palavra. Saberá que jamais Ele lhe mentiria, porque Ele ama você. ...

Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.11

Tenha paciência, Deus está no controle!
“O século XXI é o século do imediatismo. É o século do Fast Food. Tudo precisa funcionar dentro das leis do imediatismo. E queremos que Deus aja dentro desse imediatismo. Não temos paciência para esperar. Esperar um dia, um mês, um ano é para nós uma eternidade. Talvez sua angústia é a mesma de Sara. ...”
Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.12

Benefícios da Psicanálise para o Controle Emocional
“O controle emocional é a habilidade de lidar com nossas emoções sem permitir que elas nos bloqueiem. Por exemplo, é natural se sentir frustrado quando algo dá errado, mas isso não pode nos impedir de tentar novamente ou seguir com outras ...”
Editora GodBooksFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.13
Margarida de Navarra (1492-1547)
Margarida, princesa da França e rainha de Navarra, tinha a tendência de pensar nas coisas de cima, isto é, ela se preocupava com a vontade de Deus acima de tudo e desprezava as questões passageiras da vida terrena. Ao procurar um símbolo para expressar seus sentimentos, escolheu o girassol, flor que se volta para o sol.
A princesa reagia com tanta força ao próprio pecado que costumava fazer tempestade até mesmo com seus pequenos erros. Ela desprezava as ordens religiosas, pois as considerava inúteis e imorais, e almejava havia um bom tempo, uma reforma na Igreja Católica Romana. ...

Editora GodBooksFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.14
Margarida lia os escritos luteranos e aprovava os ataques contra a imoralidade e a cobiça dos clérigos católicos romanos. Mas era difícil lutar contra o mundanismo que a rodeava. Margarida considerava que as lisonjas da corte conspiravam contra o amor que tinha devotado a Cristo. Sempre que Margarida acreditava ter se afastado de Deus, fechava-se em seus aposentos, onde compunha canções espirituais.
A princesa da França exaltou Jesus como seu único e suficiente Salvador e intercessor. Ela olhava para frente, ávida e esperançosa por um mundo redimido e regenerado pelo evangelho de Cristo. Seus últimos dois anos da vida foram marcados pela tristeza com a perda do irmão e pela indiferença do marido e da filha. ...
Editora GodBooksFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.15
Perto da morte, sua fraqueza aumentou e os médicos disseram que seu fim estava próximo. Diante disso, curiosamente, a mulher que sempre desprezou esta vida se angustiou, crendo que poderia viver mais, porque não era muito velha. Seus servos a fizeram se lembrar das glórias dos santos na eternidade. Ela respondeu que era verdade, mas que ficamos muito tempo na terra antes de chegar ao céu.
Essa reação retrata a realidade de cada uma de nós e confirma que, mesmo ansiando pela eternidade e decepcionada com o mundo, Margarida não gostaria de deixá-lo.
Deposite sua felicidade na eternidade
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.” 1Coríntios 15:19 ...
Editora GodBooksFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.16
Assim como Margarida, muitos cristãos têm dificuldade de se desapegar deste mundo. É difícil priorizar as coisas do espírito, acumulando tesouros no céu e deixando as preocupações desta vida. Se a princesa francesa, que era inclinada às coisas do alto, teve dificuldades de aceitar a morte, quanto mais aqueles que não têm a doce esperança da mulher cristã ou que valorizam as questões desta vida mais do que deveriam!
Entenda: quanto mais você deixar o Espírito Santo agir, mais seu interior será fortalecido, você se decepcionará com o mundo e desejará habitar com o Senhor. Assim, quando desenvolver os olhos da fé, por meio da comunhão com Deus, você poderá vislumbrar o futuro maravilhoso que a aguarda.

Você Sabia?Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.17
Países que mais ganharam o Prêmio Nobel
“O Prêmio Nobel, criado em 1895 pelo inventor sueco Alfred Nobel, é uma das distinções mais prestigiadas do mundo.
Os 10 maiores ganhadores do Prêmio Nobel:
1. Estados Unidos, 420 premiações
2. Reino Unido, 141 premiações
3. Alemanha, 115 premiações
4. França, 76 premiações
5. Suécia, 34 premiações
6. Japão, 31 premiações
7. Rússia/União Soviética, 30 premiações
8. Canadá, 28 premiações
9. Áustria, 25 premiações
10. Suíça, 25 premiações
”

Sabia?
Ponto de ReflexãoFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.18
Crédito: Jaime Kemp
Para controlar sua raiva: domínio próprio!
Para controlar a raiva, é importante saber que ela é um sentimento natural e que não é pecado em si mesma, mas é necessário saber contê-la para que ela não nos faça pecar. Em segundo lugar, a raiva deve ser controlada imediatamente. Quando insistimos em remoer a raiva, damos chance ao diabo para que trabalhe na nossa vida e se satisfaça ao nos ver pecar.
Há ocasiões em que a raiva precisa ser revelada com amor. Nesses casos, o objetivo da revelação é conversar para solucionar o conflito que a causou. A Palavra de Deus cita os "acessos de raiva" como um dos itens da lista de sentimentos que a nossa natureza humana produz. Todos nós sentimos raiva, mas é preciso controlá-la. ...

Ponto de ReflexãoFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.19
O domínio próprio é um importante fruto do Espírito na luta contra esse sentimento.
"Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio."(Gálatas 5.22-23) Há outras situações em que a raiva não deve ser comunicada, mas trabalhada e controlada interiormente. Quando é assim, a pessoa deve eliminar os próprios sentimentos e reações que desencadearam a raiva e substituí-los por sentimentos e atitudes que agradem e honrem a Deus.
O maior antídoto contra a raiva é o perdão. Jesus nos perdoou de todos os nossos pecados. Quando nós perdoamos as outras pessoas, estamos comunicando esse mesmo amor de Jesus, que supera qualquer sentimento que tenta atrapalhar a nossa comunhão com o Senhor.

Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.20

Inteligência emocional e como buscar o equilíbrio da saúde mental
“O que é uma pessoa que tem uma inteligência emocional bem desenvolvida? Capacidade de lidar com as emoções e requer o equilíbrio principalmente entre a manifestação cognitiva que nós temos no sistema límbico, que é a parte mais interna do cérebro que tem correlação ...”
Tema da Capa - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.21

Autocontrole, dominar as emoções e ter uma vida mais leve
“Quando a gente não sabe lidar direito com as sensações, os resultados são frustrações, desentendimentos, explosões emocionais em situações estressantes e decisões mal tomadas. E isso acaba prejudicando tanto as relações pessoais quanto as de trabalho. Mas saiba que não é difícil ...”
Aprendendo com ElasFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.22
Édifícil encontrarmos uma menina que não goste de brincar de boneca ou de casinha. "... para que as mulheres mais jovens aprendam... a ser ... boas donas de casa..." (Tito 2:4-5) A enorme maioria das mulheres possui um instinto natural para construir um ninho.
O lar faz parte da sua vida, é algo de extrema importância para ela, que necessita sentir-se à vontade para receber seus parentes e amigos. Além disso, ela sabe que precisa criar uma retaguarda de apoio para seu marido e seus filhos, um refúgio das tensões e das atribulações do dia a dia. ...

Aprendendo com ElasFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.23
Há uma grande diferença entre uma casa e um lar. Uma casa tem cozinha, o lar tem refeições quentinhas, gostosas e saudáveis. A casa tem janelas, o lar, cortinas. A casa protege das tempestades, o lar é um abrigo reconfortante das tempestades da vida.
Quando um lar é limpo, arejado, organizado, ele ajuda a diminuir os desentendimentos e o estresse que possam surgir entre as pessoas. Tudo tem seu lugar, e cada membro da família colabora cuidando do seu espaço.
Sou a favor de que, mesmo em lares onde a dona de casa tem uma auxiliar, os filhos sejam ensinados a cooperar e a cuidar do que é seu. Tenho certeza de que, no futuro, além dos seus próprios filhos, seu genro ou nora agradecerão.
Mas há "o outro lado da moeda." ...
Aprendendo com ElasFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.24
Há mulheres que se tornam escravas do seu lar. O chão precisa estar sempre imaculado, mas a limpeza rouba o tempo que seria dedicado aos filhos.
Toda família carrega o peso das regras impostas por ela. Certa ocasião, ouvi a história de um homem que se levantou durante a madrugada para ir ao banheiro, e, quando voltou à cama, sua esposa havia esticado novamente os lençóis!
Um dia, li uma placa com os seguintes dizeres: "Meu lar é limpo e organizado para ser saudável, mas sujo e bagunçado para ser feliz."
Achei a frase maravilhosa! Um lar feliz tem brinquedos espalhados pelo chão, tarefas escolares sobre a mesa da sala de jantar e bicicletas atrapalhando a passagem na garagem.
...
Aprendendo com ElasFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.25
Minha mãe começou a trabalhar fora depois que minha irmā mais nova foi para a escola. Nos Estados Unidos, onde nasci, o serviço de uma diarista é muito caro.
Então, ao chegar do trabalho, ela fazia algumas tarefas domésticas e completava o restante no sábado. No entanto, se meu pai sugerisse um passeio ou qualquer outra atividade familiar, ela sempre estava disposta a deixar tudo de lado e ir conosco.
Precisamos ter equilíbrio em tudo o que fazemos. Que o Senhor nos dê sabedoria, empenho e disposição para construirmos um lar feliz, confortável e descontraído para aqueles que amamos!

Lar & Família - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.26

O crescimento do negócio de apostas levando muitos ao vício
“O crescimento do negócio de apostas no Brasil vem em um momento em que a população evangélica aumenta e se consolida no país. Se diversos indicadores apontam que, em alguns anos, o protestantismo ...”
Lar & Família - Flip News nº17 - Mar/2025 - Pg.27

Como Controlar a Fome e Vontade de Comer
“Você pode perder peso agora superando aquela inconveniente vontade de comer, seguindo conselhos simples e que realmente ajudam a conter a fome e a gula. Sendo assim, aqui estão os truques mais novos de pesquisadores e especialistas de como controlar a fome, e mais ...”
www.psicmax.comFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.28
Psicanalista Clínico
Omarido não compreende a esposa, a esposa não compreende o marido. Os pais não compreendem os filhos, os filhos não compreendem os pais. E assim, se vão as Famílias, em muitos casos, num desencontro após o outro.
Um dos principais contribuintes para os problemas nos relacionamentos Familiares é que, muitas vezes, um deseja que o outro faça exatamente o que esse faz. Ou seja, temos uma insaciável idealização de querer mudar os outros; em o outro ser, com base em nossos próprios parâmetros. A correta psicologia nos ensina que ninguém muda ninguém. O máximo que conseguimos, é influenciar os outros com os nossos comportamentos. ...

www.psicmax.comFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.29
Dessa forma, se nós, nos conformarmos em não forçar que os outros sejam como a nós mesmos, já seria um importante apaziguador nas relações.
A compreensão e a boa convivência, começa quando nos predispomos a ouvir e enxergar primeiro o outro; antes de querer impor nosso jeito, preferências, ou fazer com que nossa voz seja a que mais sobressaia.
Precisamos deixar que o outro fale primeiro e o escutemos de fato! Para haver empatia nas relações, é preciso ceder a preferência! Isso é humildade, e a propósito, sem ela, os relacionamentos não vão muito longe. Daí, as pessoas se tolerariam mais! As convivências tenderiam a melhorar! Os casamentos durariam mais! E as Famílias se amariam mais!
Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.30
Influenciador
Na minha jornada ministerial tenho me deparado, muitas vezes, com experiências negativas e, até tragédias, resultantes de comportamentos impulsivos. Daí a importância do domínio próprio em nossa jornada existencial.
De acordo com a Bíblia, ter domínio próprio é mais valioso de que empreender conquistas externas.
Em Provérbios 16:32 lemos: "É melhor ter paciência do que ser herói de guerra; o que domina o seu espírito é melhor do que o que conquista uma cidade.”
A conquista de uma cidade, no contexto histórico desse versículo, era uma grande façanha militar e símbolo de poder e sucesso.
...

Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.31
No entanto, este provérbio nos ensina que a verdadeira grandeza reside na capacidade de governar a si mesmo. Conquistar territórios ou alcançar grandes realizações externas ficam em segundo plano em comparação com a habilidade de controlar nossas reações e comportamentos internos.
Domínio próprio é a capacidade de controlar nossos pensamentos, emoções e comportamentos diante das circunstâncias que enfrentamos. É uma virtude que nos permite fazer escolhas ponderadas e conscientes, ao invés de agir impulsivamente, se deixando levar por reações precipitadas.
É o domínio próprio que nos capacita a resistir a hábitos prejudiciais e a adotar um estilo de vida equilibrado. Uma pessoa sem domínio próprio não consegue resistir a seus desejos. Não é capaz, por exemplo, de fazer uma dieta, nem abandonar um vício ou qualquer tipo de compulsão.
...
Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.32
Uma pessoa sem domínio próprio não consegue controlar suas emoções. Age por impulso e faz coisas das quais se arrepende depois. Mas, é preciso ressaltar que não basta, simplesmente, suprimir sentimentos ou desejos, mas sim, direcioná-los de maneira saudável e construtiva. Por
exemplo, em momentos de raiva, ao invés de reagir de forma agressiva, uma pessoa com domínio próprio é capaz de respirar fundo, avaliar a situação e responder com calma e sabedoria.
Esta capacidade de autocontrole pode ser especialmente desafiadora em situações de estresse ou tentação, mas é nessas ocasiões que ela se torna ainda mais crucial. Em Provérbios 25:28 encontramos uma ilustração clara do que significa viver sem domínio próprio: "Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." ...
Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.33
Este texto nos alerta para os perigos de uma vida sem autocontrole, comparando-a a uma cidade vulnerável e desprotegida. Na antiguidade, a presença de muros ao redor de uma cidade era um símbolo de segurança, força e estabilidade. Cidades sem muros eram extremamente vulneráveis a diversos tipos de ameaças, tanto externas quanto internas. A ausência de muros deixava as populações expostas a invasões, saques e desordens, comprometendo a sobrevivência e prosperidade da comunidade.
Os muros serviam como uma primeira linha de defesa contra invasores. Sem eles, uma cidade estava à mercê de qualquer força externa, desde exércitos organizados até grupos de saqueadores. A ausência de muros gerava um senso de vulnerabilidade e insegurança. ...
Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.34
Quando afirma que quem não tem domínio próprio é como uma cidade que não tem muros, o texto quer nos ensinar que uma pessoa sem domínio próprio é suscetível a ataques e destruição, tanto interna quanto externamente. Desenvolver o domínio próprio é um processo contínuo que requer oração, estudo da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo. É uma virtude que nos ajuda a viver de maneira mais alinhada com os princípios de Deus.
Portanto, buscar e praticar o domínio próprio é essencial para qualquer cristão que deseja seguir fielmente a Jesus e viver de acordo com os valores do Reino de Deus. Em sua epístola aos Gálatas o apóstolo Paulo inclui o domínio próprio como um ingrediente do fruto do Espírito: ...
Sebastião ArsênioFlip News nº17 - Mar/2025 - Pg.35
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23)A palavra traduzida, aqui, por domínio próprio significa literalmente "poder sobre si mesmo" ou "autocontrole".
O fato de estar alistado como parte do fruto do Espírito mostra que o autocontrole não é apenas uma questão de força de vontade humana, mas é um dom que podemos receber e cultivar por meio do Espírito de Deus e que o domínio próprio é um sinal da obra do Espírito em nossas vidas e que, ao cultivá-lo, estamos permitindo que Deus trabalhe em nós.

1) Que se tornou semelhante a; que pode ser comparado com. | 1) Retesado; estendido; puxado e seguro fortemente. (Plural) |
2) Que faz alguma coisa com muito capricho e esmero. (Plural) | 3) Massa alimentícia em forma de tiras; tipo de macarrão. |
4) Firmar-se numa ideia; ficar obstinado. | 5) Móvel em forma de caixa alta, com prateleiras. (Plural) |
6) Ligação, vínculo ou conexão entre uma coisa e outra. | 7) Que combina, que vive em harmonia com algo. |
8) Que foi deformado por meio de uma batida, uma colisão. (Plural) | 9) Cada um dos arcos ósseos que formam a caixa torácica. |




CRUZADAS
NÍVEL MÉDIO