
Não é muito difícil saber, com raras exceções, como serão as pessoas nos tempos, presente e por vir, basta ler a relação contida na 2a carta enviada a Timóteo 3:1 a 5, onde lemos, sem rodeios, a lista de Maldades prevista como um retrato da Humanidade. O que nos resta é nos preparar e não ser um agente!
Capa Foto: Alexandru Cătălin Stoica (www.pexels.com/pt-br)
Boa Leitura!

Ilgner Bruno - Advogado - [ Instagram ]

Artigo: A raiz de todos os males
Por: Elsie Gilbert - Influenciadora

Maxliane Alves - Psicanalista - [ Instag. ]

Artigo: Indignação, dever cívico e cristão
Por: Alderi Souza De Matos
Mulheres Notáveis da História - Rute Salviano - Escritora ... Pg.13
Variedades: Pg.01 | Tema da Capa: Pg.06 | Lar & Família ..... Pg.31
Ponto de Reflexão:Pg.19 | Desafio de Palavras Cruzadas ... Pg.40
ARevista WEB Flip News veicula citações de conteúdos disponibilizados na Internet, possibilitando ao leitor, o livre exercício democrático da crítica e assimilação visando estudos. Esta Revista também, possui a função social de conscientização ao NÃO Suicídio. O conteúdo desta Revista é apenas para fins informativos. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos. Recomenda-se avaliar as fontes quanto: a autenticidade e veracidade antes de se tomar qualquer decisão quanto a possíveis assimilação por parte do leitor. Esta Revista NÃO tem fins lucrativos. Cabendo sua finalidade e razão social, supracitada.
Admin.e Edição: Min. Fé pra Viver - Maxliane Alves.

[ www.fepraviver.org ]

[ www.radiofepraviver.org ]

[ msg.fepraviver.org ]

[ www.revistaflip.news ]
Demais Imagens: www.favpng.com | gifer.com | fontmeme.com

WWW . FEPRAVIVER . ORG

Variedades - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.01

Dúvidas sobre a rinite respondidas por um médico
“Muito frequente em crianças, a rinite alérgica atinge cerca de 30% a 35% da população. Trata-se de uma inflamação crônica da mucosa nasal, caracterizada clinicamente por espirros continuados, coriza e obstrução nasal. A rinite causa uma grande queda na qualidade de vida, ...”
Variedades - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.02

O brilho sutil do anzol a fisgar os peixinhos deixados à sua própria sorte
“Alguém disse a André que ele deveria deixar seu pequeno filho Miguel decidir como queria viver, ao que ele respondeu: “Você não pode deixar um rapazinho decidir por conta própria. Ele agarrará a primeira coisinha brilhante que reluzir e perceberá tarde demais que, na verdade, era um anzol disfarçado. ...”
Ilgner Bruno - AdvogadoFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.03
Escritório de Advocacia
Assédio moral é uma espécie de violência que consiste em uma série de situações vexatórias de perseguição por atos repetitivos, causando humilhação, constrangimento e ofendendo dignidade de um trabalhador.
Elas visam diminuir, inferiorizar, isolar e desestabilizar mentalmente o empregado no seu próprio ambiente de trabalho, causando abalos físicos e mentais no indivíduo. O assédio moral não se resume a ameaças, piadas, insultos e outros tipos de constrangimento, práticas como instruções imprecisas para a execução do trabalho, ...

Ilgner Bruno - AdvogadoFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.04
... sobrecarga de tarefas, cobranças de metas excessivas, isolamento do funcionário e até restrições quanto ao uso do banheiro, podem ser também consideradas assédio moral.



Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.06

Traços que caracterizam uma pessoa 'má
“O primeiro desses traços é o narcisismo. Pessoas narcisistas tendem a se concentrar em si mesmas, fantasiar com poder ilimitado e precisar da admiração constante dos outros. Em seguida vem a psicopatia, isto é, falta de empatia com os demais. É a característica própria de pessoas manipuladoras, ...”
Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.07

De onde vem a maldade?
“Muitas vezes as pessoas se perguntam: “Se Deus é bom, por que existe tanta maldade no mundo?” Ou até afirmam que a existência do mal é uma prova de que Deus não existe. Mas já tentou inverter essa pergunta? “Se Deus não existe, de onde vem a bondade?” Essa questão nos leva a refletir ...”
Joyce Meyer - Escritoranº18 - Abr/2025 - Pg.08
Você é filho e [disciplinado por] Deus. Ele te disse isso em [Hebreus 12:5-8]. [Se você aceitou o Senhorio dEle em sua vida] Se começar a agir dessa maneira, isso transformará o mundo.
Ao sair de casa, quer para o trabalho, quer para a escola, quer para mercado ou para outro lugar, terá um sorriso no seu rosto, um cântico em seu coração e a confissão dos seus lábios será: “Tudo o que eu tocar será abençoado. Aleluia! Aonde eu for, outros serão abençoados só pela minha presença. Glória! Deus me favoreceu. O Seu favor e a Sua graça estão comigo.” ...


Joyce Meyer - Escritoranº18 - Abr/2025 - Pg.09
Quando percebemos quão favorecidos somos por Deus e começamos a agir como quem é amado agiria, então poderemos ganhar o mundo para Jesus. O amor espalha-se como o fogo. Não lhe traz proveito algum dizer que é cristão e, ao mesmo tempo, ser mal-humorado, rosnando ou implicando com todos à sua volta. Você diz: “Sou cristão, sou cristão,” mas, quando um carro o ultrapassa e ganha vez na sua frente, então você diz: “Vamos lá, saia do meu caminho. Não sabe que já deveria estar na igreja? Desse jeito vai causar que eu chegue tarde à reunião”. [...]
Não tenha receio em dar o passo de fé. O amor de Deus está libertando você do medo e da condenação, e é Ele que o habilita a amar. Tome a decisão de espalhar o Seu amor à sua
volta. Comece com simpatia pelas pessoas.

Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.11

A maldade e o ser humano
“A noção de que a maldade é determinada exclusivamente por fatores genéticos é bastante simplista e não reflete a complexidade do comportamento humano. O comportamento humano é influenciado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo experiências de vida, ...”
Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.12

Traços que definem a maldade humana
“A maldade humana existe e é caracterizada por buscar a todo momento o seu próprio benefício. Agora, essa personalidade pode ser identificada e medida graças aos nove traços do que se conhece como fator D. Aparentemente, o ser humano é biologicamente orientado para a sociabilidade, a empatia ...”
Editora GodBooksFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.13
Margarida de Navarra (1492-1547)
Margarida, princesa da França e rainha de Navarra, distinguia-se das demais mulheres de seu tempo pelo rigor moral. O que surpreende é que uma mulher que buscava a pureza com tanta intensidade fosse filha de uma pessoa tão dissoluta como Luísa de Savoia.
Margarida respeitava a mãe, obedecia-lhe e cuidou dela em suas doenças, mas não seguiu seu exemplo. Um acontecimento em especial ilustra bem a diferença entre elas. Certa noite, já casada com o duque de Alençon, Margarida encontrava-se na casa da mãe. ...

Editora GodBooksFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.14
Um antigo admirador pediu a Luísa para ser recebido sem que ninguém soubesse. A mãe, com uma conduta estranha, mandou que Margarida se despisse no quarto e lá aguardasse. Ela fingiu obedecer, mas dirigiu-se à capela para rogar que seu coração fosse preservado de uma má afeição.
Mais disposta a estragar a própria beleza do que a permitir que ela despertasse paixões ilícitas, a princesa tomou uma pedra e golpeou tão fortemente a própria face que a boca, o nariz e os olhos ficaram completamente desfigurados.
Ao ver aquela imagem, sua mãe nem ao menos perguntou o que havia acontecido, somente fez curativos e mandou a filha aos seus aposentos, a fim de receber o rapaz. ...
Editora GodBooksFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.15
Assim que ele chegou, nada fez com que o homem desistisse de seus objetivos escusos, nem os machucados da princesa, nem sua resistência vigorosa, nem seus argumentos. Diante disso, Margarida gritou pela mãe.
Sem alternativa, Luísa apareceu e exigiu uma explicação para aquele chamado. Foi quando, em vez de acusar o rapaz, sua filha lhe disse que havia sentido medo. O rapaz se despediu e partiu.
Irritada, Luísa ralhou com a filha pelo que ela chamou de “pudor ridículo” e revelou se chatear porque Margarida odiava as coisas que ela mais amava. ...
Editora GodBooksFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.16
O amor ao próximo de Margarida era tanto que ela preferia não ver os defeitos de quem amava. Antes, considerava a mãe uma mulher virtuosa e o irmão, um herói perfeito.
Ainda assim, sempre que confrontada por eles em sua santidade, optava por obedecer a Deus.
Fuja das paixões ilícitas
“Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” ( 2Timóteo 2:22)
Margarida perseguia a pureza fugindo das tentações. Seu versículo preferido era: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro ...” (Salmos 51:10) ...
Editora GodBooksFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.17
Se você vive pressionada para se adequar a um mundo que não compartilha dos seus valores, permaneça firme. Lute contra a impureza e rejeite tudo o que não está de acordo com a vontade de Deus. Busque a pureza em pensamentos, palavras, olhares, intenções e atitudes. Alimentar pensamentos impuros para o viver cristão é pecado. E, se não lutar contra eles, sua comunhão com Deus aos poucos começará a ser prejudicada. Havia um zelo intenso no coração de Timóteo por pureza e piedade. Você carrega esse mesmo zelo no coração?
Sua vida está alinhada com a Palavra de Deus? Ou você deixa espaço para impurezas de tempos em tempos? Lembre-se de que Deus conserva em paz o pensamento daqueles que confiam nEle. (Isaías 26:3) — e que lhe obedecem.

Você Sabia?Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.18
Sintomas da baixa Testosterona
“Tanto nos homens quanto nas mulheres, os sintomas da baixa testosterona, em sua maioria, podem estar ligados a:
✓ - Fadiga, indisposição e perda de força;
✓ - Irritabilidade e até depressão;
✓ - Diminuição da libido, disfunção erétil e redução da fertilidade;
✓ - Maior sudorese e transpiração noturna;
✓ - Redução da barba e perda de pelos;
✓ - Perda de massa óssea e muscular;
✓ - Baixa concentração ou memória ruim;
✓ - Aumento da massa gordurosa;
✓ - Aumento da resistência à insulina;
✓ - Comprometimento das funções cognitivas.”

Sabia?
Ponto de ReflexãoFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.19
Crédito: Mabele Almeida
Poesia: Oh coração!
Oh coração! Tenho algo a lhe perguntar:
Por que nesta vida tantos exemplos tu tens a me dar?
Às vezes, você é tão duro como uma pedra no deserto. Mas, toda vez que chamo o nome dEle , tu ficas inquieto. Acho até meio engraçado... quando você triste está! |
Quando penso não ter mais jeito,
você começa a se alegrar! Mas tem horas que fico triste, sinto que sou muito bom... dono de tudo e mui vigoroso! E quando olho pra ti, vejo que tu és enganoso! De novo e por que tão grande alvoroço? |

Ponto de ReflexãoFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.20
Ah... agora descobri, que tu és mui teimoso. Não se deixa ser controlado, por isso vive sobrecarregado! E quando a insegurança toma conta de ti... e te deixa com medo, fraco, a ponto de submergir! Vem JESUS!... e ah!!! Viu, você ficou inquieto, e repleto a sorrir! |
Sabes de Jesus, de quem tem tanto lhe falado? Deixa ELE entrar em teu coração, pra você ver tudo mudado! (1) A escuridão vai virar luz! E tu, Oh coração! glorificarás para sempre, o Nome de Jesus! (1) Apocalipse 3:20 |

Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.21

De onde vem a maldade?
“Esses são alguns dos testes realizados pelo psicólogo Delroy Paulhus na tentativa de entender as personalidades "nefastas" que andam por aí. Ele basicamente quer responder a uma pergunta que muitos de nós já fizemos: por que algumas pessoas têm prazer em serem cruéis? Não aquelas ...”
Tema da Capa - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.22

A maldade humana e a conduta cristã
“Voltaire disse que “existem duas coisas igualmente terríveis: uma faca nas mãos de um louco e uma grande inteligência na cabeça de um malvado”. No mundo atual, a maldade impera. Todo dia tomamos conhecimento de atos de maldade praticados pelo ser humano contra o seu semelhante. ...”
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.23
Precisamos acreditar em trabalhar para que a sociedade se aproxime de Deus e dos seus princípios é a única saída para conter a nossa maldade e os efeitos desastrosos dela sobre nossas crianças.
O rei Josias acreditava que grandes transformações são possíveis quando estamos no centro da vontade de Deus. Por que não fazemos como ele? Talvez porque não somos reis ou rainhas, não temos tanto poder. Mas talvez seja simplesmente porque não temos uma boa dose de fé e convicção.
Tradições perversas precisam ser quebradas.
Josias assumiu o trono de Judá no ano 640 a.C. com apenas 8 anos de idade.
...

Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.24
Seu avô, o rei Manassés, tinha sido um terrível governante, como avaliou o escritor de 2 Reis: “Manassés também derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um lado a outro; além disso levou Judá a cometer pecado, a fim de que fizessem o que o Senhor reprova” (2 Rs 21:16, NVI).
Josias, ao contrário de seu avô, começou a buscar ao Deus verdadeiro com apenas 16 anos. Aos 20 começou uma grande reforma em Judá com o alvo expresso de fazer o seu povo voltar aos caminhos do Senhor.
Ao refletir sobre o drama vivido por tantas crianças no Brasil, fui obrigada a reconhecer um sentimento de impotência em mim. Não adianta, pensei, não vamos jamais conseguir mudar esta realidade. E foi aí que me lembrei de Josias. ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.25
Se um rei tão jovem foi capaz de devolver Deus a um povo corrupto e idólatra, porque nós, filhos deste mesmo Deus, não nos julgamos capazes de levantar a bandeira da justiça e benignidade para todos, especialmente para as crianças e adolescentes em nossas comunidades? Você acha mesmo que podemos lavar nossas mãos dessa responsabilidade? Que Ele não cobrará de nós ações concretas de defesa, apoio, cuidado e promoção daqueles que Ele considera como importantes no seu Reino?
Afastar-se de Deus: uma tendência antiga.
Na verdade, o que o rei Josias tinha diante de si era algo tão terrível quanto o que temos presenciado em nossos dias. O afastamento de Deus era evidente de muitas formas. Praticavam o culto à deusa astarote com orgias e a prática da prostituição cultual. ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.26
Chegaram a acomodar prostitutos cultuais nas dependências do templo! Tratavam com completo descaso a Lei de Moisés e por isto os ricos oprimiam e saqueavam os pobres fazendo-os seus servos. Pior ainda, passaram a sacrificar seus próprios filhos e filhas. Havia, do lado de fora de Jerusalém uma pira num local chamado Tofete, no vale de Ben-Hinom onde as crianças eram sacrificadas. Dois reis, Acaz e Manassés, sacrificaram seus próprios filhos. Os profetas denunciaram esta prática como a gota d’água que fez entornar o copo da ira de Deus contra seu povo. O sacrifício de crianças era prática relativamente comum nos rituais dos povos vizinhos a Israel. Nas escavações de Gezer e, em vários outros locais por toda a Palestina, foram encontrados potes de barro nos quais eram sacrificados bebês sempre em associação com a pedra fundamental da casa. Dedicava-se uma casa por meio do sacrifício de um bebê! ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.27
Josias compartilhava do ódio de Deus contra esta prática. Ele destruiu todos os altares erguidos por Salomão aos falsos deuses baal, camos, moloque e à deusa astarote. Há registros na Bíblia de sacrifícios de filhos ou filhas para os três primeiros. Depois, ele destruiu a pira do vale de Ben-Hinom para “que ninguém mais pudesse usá-lo para queimar seu filho ou filha em sacrifício a moloque” (2 Rs 23:10, NVI).
Afastar-se de Deus: a raiz de todos os males.
No entanto, Josias sabia que o sacrifício infantil não era causa e sim consequência. E qual era a causa para tamanha degradação moral? A idolatria. Para que houvesse transformação social era necessário atacá-la com estratégias bem claras. Josias se mostrou incansável nesta luta. No final de sua vida o narrador de 2 Crônicas declara: ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.28
“E enquanto ele viveu, o povo não deixou de seguir o Senhor, o Deus dos seus antepassados” (2 Cr 34:33, NVI). Toda idolatria faz das crianças suas principais vítimas. A idolatria é, afinal, desviar a honra e devoção devidas a Deus para qualquer outra criatura, com o objetivo final de colocar o ser humano no centro. É colocar o nosso desejo acima da vontade de Deus. E quando damos vazão aos nossos desejos, a nossa maldade não tem limites. Os mais fracos se tornam oprimidos pelos mais fortes e todos sabemos que as crianças são mais vulneráveis. O pecado da idolatria na antiguidade fazia com que o povo desse as costas a Deus, para buscar a proteção e o favor de deuses falsos e sabidamente maus, mas que podiam ser manipulados. A consequência: sacrifício infantil. Afastar-se de Deus: tendência moderna. O pecado da idolatria hoje — você acha mesmo que estamos livres dela? ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.29
Nos leva ao afastamento de Deus para buscar nossos próprios interesses. Cultuamos a nós mesmos! E como consequência nossas crianças são maltratadas e envolvidas nos pecados dos adultos; são negligenciadas e abandonadas em todas as classes sociais; são exploradas como objetos por uma sociedade cada vez mais consumista e determinada a satisfazer seus desejos de prazer, lucro e poder; são mortas. Precisamos combater a idolatria moderna, começando com a nossa própria. O que orienta as nossas ações? É mesmo a vontade de Deus? Mas não podemos parar aí. Se formos, de fato, convictos de que a justiça de Deus significa boas novas para os que nada têm e nada são, então nossa atuação na sociedade será de luta pelos que têm seus direitos sistematicamente desrespeitados e combate aos maus tratos e violência em todas as esferas. ...
Aprendendo com ElasFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.30
Usaremos todas as armas ao nosso dispor: alianças com o poder público, cobrança de políticas públicas adequadas, campanhas de convencimento da população, apoio a leis justas, repúdio a leis que são contrárias a Deus, etc.
Voltando para Deus
Assim como Josias sabia o que Deus queria de seu povo, sabemos o que Deus quer para nossas crianças hoje. Como Josias, sabemos que a nossa sociedade está à beira da falência e que precisa de uma grande reforma. Como Josias, sabemos que o problema, além de ser uma questão que envolve o Estado, a sociedade, a Igreja e a cultura em geral, é um problema cuja origem é essencialmente espiritual. Voltemos para Deus!
Nota: Este artigo foi publicado na revista eletrônica Mãos Dadas Responde.

Lar & Família - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.31

Dicas para proteger as famílias cristãs das ameaças do mundo
“É a família que, tradicionalmente, fornece as condições para a formação do ser humano. Diante dos problemas e das transformações que essa “célula social” vem enfrentando, a ONU estabeleceu o Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio, para fortalecer os laços familiares ...”
Lar & Família - Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.32

Como proporcionar cuidado e proteção às crianças?
“Entendemos que a proteção das crianças não se limita a um espaço físico, mas é uma responsabilidade de todos nós, onde quer que estejamos. Cada um de nós deve ser uma ‘igreja segura’ para as crianças, seja na igreja, na família ou em abrigos. A proteção não se dá apenas por meio de espaços, ...”
www.psicmax.comFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.33
Psicanalista Clínico
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
...

www.psicmax.comFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.34
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagine a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
...
www.psicmax.comFlip News nº18 - Abr/2025 - Pg.35
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção (se gabar) e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém”.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que irão para algum lugar onde permanecerão piruás. [E o triste fim do piruá é que não serve mais para nada a não ser, para ser jogado fora.]1
Nota: 1 - Acrescido pelo colunista.
Alderi Souza De Matos Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.36
Estamos acostumados a pensar na indignação como um sentimento negativo. Certamente ela pode ter essa conotação, como a própria Escritura aponta em diversas passagens. O apóstolo Paulo, ao falar de algumas atitudes que os cristãos deviam abandonar, começa a lista mencionando a ira, a indignação e a maldade (Cl 3:8). É claro que aqui o termo significa desejar o mal para outra pessoa, sentir ódio, e nesse sentido só pode ser algo condenável. Em outros textos, porém, a palavra adquire um sentido positivo, indicando uma reação de inconformidade e de repúdio ao mal, ao erro, à injustiça. Um dos provérbios de Salomão afirma: “Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei ...

Alderi Souza De Matos Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.37
... se indignam contra ele.” (Provérbios 28:4) O próprio Senhor Jesus teve esse sentimento em algumas ocasiões. (Marcos 3:5 - 10:14) Corretamente entendida, a indignação pode ser uma atitude não apenas aceitável, mas absolutamente necessária para que certas situações sejam transformadas. Sentir indignação significa reagir diante do mal, não ficar passivo e indiferente, protestar ativamente contra aquilo que atenta contra a verdade, contra a justiça, contra a dignidade humana. Esse é um sentimento que infelizmente tem faltado aos brasileiros, em especial a muitos cristãos. Vivemos num país marcado por clamorosas distorções, por horrendas deturpações em nossa vida nacional. E ficamos calados. Com o nosso silêncio, contribuímos para que o mal se perpetue, aumente e pareça normal. Existem algumas áreas em que devemos mostrar o nosso protesto vigoroso, e também ...
Alderi Souza De Matos Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.38
... a nossa disposição de dar uma contribuição positiva, de oferecer alternativas melhores. Ao lado de muitas coisas apreciáveis, a nação brasileira possui elementos de grande malignidade, que deveriam despertar a indignação de todos, a começar dos cristãos. O nível de violência de nossa sociedade é inaceitável para um país que se diz civilizado, uma “potência emergente”. A criminalidade é um câncer que corrói o tecido social, gerando destruição, desespero, um senso permanente de medo e ansiedade. A periculosidade do trânsito em nossas ruas e estradas é sabidamente uma das maiores do mundo. Devido a esses males, todos os anos milhares de pessoas, a maior parte jovens, perdem a vida, deixando famílias destroçadas pela dor e imensos prejuízos para o país. O desrespeito pela vida humana no Brasil também assume outras formas, ...
Alderi Souza De Matos Flip News nº18 - Abr/2025 - Pg.39
... como as condições aviltantes em que vivem milhões de pessoas e a lamentável situação de boa parcela dos serviços de saúde pública. No entanto, o fatalismo amortece as consciências e pouco se faz para mudar tais situações. Precisamos protestar e clamar contras essas indignidades de maneira vigorosa e ao mesmo tempo inteligente e criativa. Um belo exemplo desse tipo de iniciativa é o movimento Rio de Paz, da Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca, pastoreada pelo Rev. Antônio Carlos Costa, que por meio de ações silenciosas, mas de grande dramaticidade (como colocar milhares de cruzes numa praia), procura sensibilizar governantes e opinião pública para os números da violência no Brasil. Todos nós podemos fazer telefonemas, enviar e-mails, contatar os nossos representantes, apelando contra a impunidade, reivindicando leis mais rigorosas, exigindo maior responsabilidade e eficiência das autoridades.
1) Baixa da temperatura do corpo humano. | 1) Parte profunda da pele, sob a derme, rica de tecido adiposo. |
2) Que demonstra decisão ou resolução; decidido. Resoluto. | 3) Comportamento típico de criança; criancice, infantilidade. |
4) Fruto comestível da tamareira, de coloração avermelhada. | 5) Lado do horizonte onde o sol se põe; poente; oeste; ocaso. |
6) Provérbio popular com uma mensagem de teor moral; ditado. | 7) Comportamento próprio de malandro. Vadiagem, ociosidade. |
8) Exageradamente belo; qualidade do que ou de quem é bonito. | 9) Que foi criado ou cuidado com mimos. (Plural) |




CRUZADAS
NÍVEL MÉDIO